Brasil

Genial/Quaest: 31% dizem que o governo Lula é o principal responsável pela fraude no INSS

O levantamento mostra que para 14% o responsável é o INSS, 8% apontam as entidades que fraudaram a assinatura dos aposentados, mesmo índice dos que apontam o governo Bolsonaro com responsável pela crise

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 4 de junho de 2025 às 09h47.

Última atualização em 4 de junho de 2025 às 13h31.

A avaliação de 31% dos brasileiros é que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é responsável pela fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), revelada em investigações da Polícia Federal no fim de abril. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 4.

O levantamento mostra que para 14% o responsável é o INSS, 8% apontam as entidades que fraudaram a assinatura dos aposentados, mesmo índice dos que apontam o governo Bolsonaro com responsável pela crise. As investigações mostraram que os débitos indevidos começaram em 2019, durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Cerca 1% afirmaram que a culpa é dos aposentados que não conferiram os descontos e outros 26% não souberam apontar o responsável ou não responderam.

Segundo Felipe Nunes, cientista político e CEO da Quaest, a crise dos descontos não autorizados nas aposentadorias foi responsável por impedir que a maior percepção positiva da economia melhorasse a popularidade de Lula.

A maioria dos entrevistados, cerca de 82%, disseram que tiveram conhecimento do escândalo, e apenas 18% não souberam.

Para 52%, a prioridade do governo Lula deveria ser devolver o dinheiro apenas com os recursos que forem bloqueados das entidades investigadas, enquanto 41% acham que o dinheiro deve ser devolvido mesmo que seja necessário usar recursos públicos.

A Comissão Parlamentar de Inquérito do INSS é considerada importante por 50%, contra 41% que avaliam que a investigação da PF é suficiente. Para esse grupo, a oposição só quer desgastar o governo com a proposta de CPI.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaINSS

Mais de Brasil

Anvisa manda recolher lote de whey protein da marca Piracanjuba

Norte mais evangélico, Nordeste mais católico: veja as religiões por região do país

Quais são os estados com mais pessoas sem religião? Veja lista do Censo 2022

Quais são os estados com mais católicos no Brasil? Veja lista do Censo 2022