Freixo apresenta ação popular à Justiça para tirar Salles do cargo

A PF deflagrou uma operação que fez buscas em endereços ligados ao ministro Ricardo Salles e ao Ministério do Meio Ambiente.
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
E
Estadão ConteúdoPublicado em 19/05/2021 às 13:17.

O líder da minoria na Câmara, deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), apresentou um pedido na Justiça Federal do Distrito Federal para que suspenda a nomeação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Em publicação no Twitter, Freixo afirmou que "o Ministério do Meio Ambiente não pode ser usado para defender bandidos".

O cenário político e econômico está em constante mudança no Brasil e no mundo. Venha aprender o que realmente importa no Exame Invest PRO

Na ação popular protocolada na manhã desta quarta-feira, 19, o deputado também pede, em caráter liminar, que Salles seja afastado imediatamente até o julgamento definitivo por desvio da finalidade do papel de ministro do Meio Ambiente.

Nesta quarta-feira, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Akuanduba, que faz buscas em endereços ligados ao ministro Ricardo Salles e ao Ministério do Meio Ambiente. O Supremo Tribunal Federal (STF) também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles.