Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Flávio Dino garante reforço de R$ 100 milhões ao Rio Grande do Norte

Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão destinados ao complexo da Polícia Civil, ao regimento de cavalaria da Polícia Militar e à polícia científica do estado

Modo escuro

Cerimônia de  entrega de itens de segurança para 23 estados e o Distrito Federal. Os bens, que fazem parte do acervo da Força Nacional de Segurança Pública. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cerimônia de entrega de itens de segurança para 23 estados e o Distrito Federal. Os bens, que fazem parte do acervo da Força Nacional de Segurança Pública. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou hoje, 20, mais R$ 100 milhões em investimentos para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte ainda em 2023. Os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão destinados ao complexo da Polícia Civil, ao regimento de cavalaria da Polícia Militar; e a polícia científica do estado.

“Estamos assumindo os custos de obras [previstas] para a polícia científica. Essas despesas serão assumidas pelo governo federal. Dessa forma, vamos liberar o governo estadual para fazer investimentos em viaturas e armas”, disse Flávio Dino durante coletiva de imprensa, ao lado da governadora Fátima Bezerra.

Dino garantiu que os recursos são “dinheiro novo". "Em acréscimo ao que já estava disponível ao estado”, afirmou.

A expectativa é que com a nova verba seja possível ampliar os investimentos em penitenciárias e dobrar o número de viaturas alugadas, além de adquirir veículos, câmeras para uso de policiais, aparelhos de raio x.

Crise de segurança

O ministro desembarcou na noite deste domingo em Natal. Desde o dia 14, o estado enfrenta uma crise na segurança pública, com mais de 252 ataques contra a população, prédios públicos, comércios e veículos.

Ao chegar ao estado, Dino informou que pelo menos 700 policiais de várias forças federais já foram enviados ao Rio Grande do Norte – número que, segundo ele, pode ser ampliado, se necessário – e que o uso do mecanismo da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que inclui a convocação das Forças Armadas, não foi cogitada até o momento.

“Se for necessário GLO, quem vai pedir é a governadora [Fátima Bezerra], e claro que vamos atender. Ou seja, não há uma posição ideológica, nem no sentido de fazer amanhã nem no sentido de rejeitar. Isso é uma decisão técnica”, disse em sua chegada ao Rio Grande do Norte.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
CPMI do 8 de Janeiro já tem 396 requerimentos de governistas e oposição
Brasil

CPMI do 8 de Janeiro já tem 396 requerimentos de governistas e oposição

Há 8 horas
STF conclui julgamento e permite demissão sem necessidade de justa causa
Brasil

STF conclui julgamento e permite demissão sem necessidade de justa causa

Há 11 horas
Agenda ambiental de Lula deve avançar apesar dos contratempos, diz Eurasia
Brasil

Agenda ambiental de Lula deve avançar apesar dos contratempos, diz Eurasia

Há 13 horas
Paulo Freire: Justiça veta mudança de nome em futura estação do metrô de São Paulo
Brasil

Paulo Freire: Justiça veta mudança de nome em futura estação do metrô de São Paulo

Há 15 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais