EXAME promove evento sobre melhores práticas e soluções em infraestrutura; confira como participar

Fórum tem diversos painéis e aborda, dentre outros temas, a visão e os planos do Governo e da iniciativa privada para o setor que viabiliza o desenvolvimento socioeconômico do país
Evento vai discutir as conjunturas políticas, econômicas e regulatórias que impactarão a performance dos investimentos em infraestrutura em 2023 (Germano Lüders/Exame)
Evento vai discutir as conjunturas políticas, econômicas e regulatórias que impactarão a performance dos investimentos em infraestrutura em 2023 (Germano Lüders/Exame)
L
Leonardo Carmo

Publicado em 06/10/2022 às 08:00.

Última atualização em 31/10/2022 às 10:10.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil investiu apenas 1,6% do PIB no setor de infraestrutura ano passado, sendo que cálculos da Consultoria Inter.B apontam para um valor mínimo necessário de 3,64%. Ou seja, independentemente do que aconteça no país nos próximos meses, um esforço para destinar mais recursos para essa categoria terá que ser feito.

Segundo especialistas, é necessário muito mais investimento para garantir a manutenção dos projetos que já existem e pensar em novos empreendimentos. Em uma entrevista para o jornal O Globo, por exemplo, o economista da CNI, Matheus de Castro, afirma que é preciso expandir tanto os investimentos feitos pela iniciativa privada quanto os pelo governo. 

"Para expandir a infraestrutura, precisaríamos de 4% do PIB ao ano para que, em meados do século, tivéssemos um nível de estoque de infraestrutura suficiente para as nossas necessidades", explica Castro.

Assim, há uma janela de oportunidades para iniciativas públicas e privadas investirem na infraestrutura nos próximos anos. Quem souber aproveitar esse cenário, pode contar com um retorno muito alto, visto que o setor conta com projetos de longo prazo e remunera muito bem os responsáveis pelo progresso das cidades. 

Pensando nos profissionais e empresas que não querem ficar para trás, a EXAME organizou um fórum com diversos especialistas e agentes do ramo para discutir o futuro da temática no Brasil e apoiar novas iniciativas de investimentos.

Descubra como garantir o sucesso dos seus projetos em infraestrutura. Participe do evento da EXAME

Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos

No dia 7 de dezembro (quarta-feira), a partir das 9h, acontece no Centro Histórico de São Paulo o Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos. O evento tem como objetivo discutir as melhores soluções e práticas para a inovação das cidades e reúne profissionais experientes no assunto. As vagas são limitadas e a venda dos ingressos está sendo realizada por lotes. Até o momento desta publicação, 60% delas já foram preenchidas.

Além de poder atualizar os conhecimentos nos temas abordados, os participantes terão um momento para fortalecer o networking e conhecer outras pessoas que estão pensando e moldando o futuro do país.

Confira os tópicos abordados:

  • Como a tecnologia e a conectividade poderão transformar a gestão das cidades
  • Conjunturas políticas e econômicas que impactarão as decisões dos investimentos em infraestrutura em 2023
  • Saneamento como impulsionador da saúde e da qualidade de vida
  • Projeções dos planos de governo para a infraestrutura
  • Aprendizados do uso de concessões e PPPs em projetos de infraestrutura

Aumente sua rede de contatos em evento presencial em São Paulo. Garanta já a sua vaga

Programação completa

  • 09h - Abertura
  • 11h - Conjunturas políticas, econômicas e regulatórias que impactarão as decisões e a performance dos investimentos em infraestrutura no Brasil em 2023
  • 12h -O que você precisa conhecer e entender sobre o setor de infraestrutura em 2023 (PPPs, Concessões, leilões e infraestrutura)
  • 13h - Intervalo para almoço e networking
  • 14h - ESG E SUSTENTABILIDADE – Como o conceito de infraestrutura sustentável está sendo implementado no Brasil
  • 15h - Como o saneamento tornou-se o setor mais atrativo para investimentos
  • 16h - As oportunidades e os desafios no setor de transportes e mobilidade
  • 17h - Encerramento

QUERO PARTICIPAR DO FÓRUM INFRAESTRUTURA, CIDADES E INVESTIMENTOS