- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Dilma fala que crescimento brasileiro foi revisado para 1,5%
Responsável pela apuração do PIB, o IBGE informou apenas que divulgará os indicadores do terceiro trimestre e eventuais revisões do PIB de trimestres anteriores
Modo escuro
Dilma Rousseff: em entrevista publicada hoje pela versão em português do jornal espanhol El País, ela declarou que o PIB de 2012 foi reavaliado de 0,9% para 1,5% (Chip East/Reuters)
Publicado em 26 de novembro de 2013 às, 16h10.
Brasília – A economia brasileira teve o crescimento do ano passado revisado para cima, disse a presidente Dilma Rousseff.
Em entrevista publicada hoje (26) pela versão em português do jornal espanhol El País na internet, ela declarou que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) de 2012 foi reavaliado de 0,9% para 1,5%.
“Esta semana resolveram reavaliar o PIB. E o PIB do ano passado, que era 0,9%, passou para 1,5%. Nós sabíamos que não era 0,9%, que estava subestimado o PIB. Isso acontece com outros países também. Os Estados Unidos sempre revisam seu PIB”, destacou a presidente. Segundo ela, o Brasil crescerá mais neste ano, mas ainda não dá para saber o quanto a expansão será superior à de 2012.
Responsável pela apuração do PIB, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou apenas que divulgará, no próximo dia 3, os indicadores do terceiro trimestre e eventuais revisões do PIB de trimestres anteriores.
O número poderá ainda ser revisado novamente até novembro de 2014, quando o IBGE apresentará os números definitivos das contas nacionais de 2012.
No ano passado, o Brasil registrou o pior crescimento desde 2009. Influenciada pela crise econômica desencadeada pela crise dos empréstimos imobiliários nos Estados Unidos, a economia brasileira encolheu 0,3%.
Inicialmente, o IBGE informou que a queda tinha totalizado 0,6%, mas revisou o resultado dois anos mais tarde.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Veículo de luxo financiado? Entenda por que essa pode ser uma boa opção
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.