Brasil

Deputado propõe motos isentas de pedágios em rodovias federais

Para o autor do projeto de Lei, o deputado Gutemberg Reis, as motos não causam danos as estradas e rodovias e ao meio ambiente

Motos: “É o tipo de veículo que menos congestiona o trânsito", argumenta o deputado (CRMacedonio/Getty Images)

Motos: “É o tipo de veículo que menos congestiona o trânsito", argumenta o deputado (CRMacedonio/Getty Images)

Isabela Rovaroto

Isabela Rovaroto

Publicado em 18 de julho de 2019 às 16h01.

São Paulo — O Projeto de Lei 2844/19, que tramita na Câmara dos Deputados, isenta motocicletas e similares de pagamento de pedágios em rodovias federais.

Na avaliação do autor do texto, deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), a proposta contempla uma parcela de veículos que, pelas suas características, não causam danos as estradas e rodovias e ao meio ambiente. Ele destaca que a motocicleta é notoriamente um veículo de baixo consumo de combustível e não causa, em razão do seu peso, danos à pavimentação das vias públicas.

“É o tipo de veículo que menos congestiona o trânsito, e parece justo que mereçam uma atenção especial pelo que representam: diminuição do volume de tráfego, diminuição dos elevados índices de poluição e até mesmo diminuição do estresse ocasionado pelos engarrafamentos”, diz Reis.

O projeto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosMotosPedágio

Mais de Brasil

Rope jump: juiz cita 'tentativa de fuga' e 'negligência' para decretar prisão de instrutores

Produtor e DJ Lucas Frota está entre os mortos do acidente aéreo no Recreio

Quem são as seis vítimas de acidente entre helicópteros no RJ

Vídeo mostra incêndio causado por queda de helicópteros no Recreio dos Bandeirantes