Brasil

Datafolha em Minas: Zema tem 56% dos votos válidos; Kalil, 35%

O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), lidera a disputa estadual com 56% dos votos válidos

Por Da Redação
Publicado em 01/10/2022 17:49
Última atualização em 01/10/2022 18:22

Tempo de Leitura: 2 min de leitura

O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), lidera a disputa estadual com 56% dos votos válidos, aponta pesquisa Datafolha, divulgada nesta sábado, 1º. Já o candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e principal adversário de Zema na corrida eleitoral, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) vem em seguida, com 35%.

O resultado indica que a eleição no Estado deve acabar em primeiro turno, com a recondução de Zema ao cargo. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Ainda segundo o Datafolha, Carlos Viana (PL) vem em terceiro, com 5%. Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB) e Marcus Pestana (PSDB) têm 1% cada.

Senado

Cleitinho lidera a disputa pelo Senado, com 36% dos votos válidos. Alexandre Silveira (PSD), que tenta a reeleição para o cargo, tem 31%. Terceiro colocado na disputa, Marcelo Aro (PP) aparece com 17%. Sara Azevedo (PSOL) e Bruno Miranda (PDT) somam 5% cada. Pastor Altamiro Alves (PTB) tem 4%. Irani Gomes (PRTB), Dirlene Marques (PSTU), Naomi de Almeida (PCO) têm 1% cada.

IPEC

Neste sábado, também foi divulgada pesquisa IPEC(ex-Ibope). Pelos dados, Zema tem 50% dos votos e Kalil, 42% dos votos válidos.

A pesquisa foi feita de sexta-feira (30) até este sábado (1º), com 2.650 eleitores. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-04343/2022.

Leia tudo sobre como votar

Leia tudo sobre as eleições 2022


Veja Também