Brasil e Japão devem assinar acordo de cooperação agrícola

No dia 1º de março, os japoneses vão fazer uma visita técnica a empreendimentos do agronegócio e conhecer as potencialidades da região

Brasília - Brasil e Japão terão uma série de compromissos conjuntos entre 29 de fevereiro e 1º de março.

Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, além de uma reunião bilateral para debater temas sanitários e fitossanitários, os dois países vão assinar um memorando de cooperação para agricultura e alimentação com base em estudos e projetos para viabilizar investimentos japoneses na região do Matopiba - área formada por municípios de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

No dia 1º de março, os japoneses vão fazer uma visita técnica a empreendimentos do agronegócio e conhecer as potencialidades da região.

A assinatura do memorando ocorrerá em Palmas (TO), em 29 de fevereiro, e contará com a presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu e do vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima.

A assinatura é parte dos eventos programados para ocorrer no Seminário Brasil - Japão, que tem objetivo de apresentar para executivos de empresas japonesas com atuação no Brasil e em fundos de investimento japoneses as oportunidades oferecidas pelo agronegócio brasileiro.

O foco do evento será a região do Matopiba.

O seminário ainda lançará a Frente Municipalista dos Prefeitos da região do Matopiba e contará com a presença dos governadores do Maranhão, Flávio Dino, de Tocantins, Marcelo Miranda, do Piauí, Wellinton Dias, e da Bahia, Rui Costa.

Também participam os presidentes da Embrapa, Maurício Lopes, e da Conab, Lineu Olímpio de Souza, além dos representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC).

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.