Acompanhe:

Assassinatos de homossexuais triplicaram em 5 anos no Brasil

Relatório mostrou que os homicídios de homossexuais aumentaram paulatinamente e, no último ano, cresceram 26% no país

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Protesto por direitos homossexuais: segundo antropólogo, em 70% dos casos publicados no relatório, a Polícia não identificou os assassinos, que ficaram impunes.
 (Wader/Creative Commons)

Protesto por direitos homossexuais: segundo antropólogo, em 70% dos casos publicados no relatório, a Polícia não identificou os assassinos, que ficaram impunes. (Wader/Creative Commons)

D
Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2013 às, 13h51.

Rio de Janeiro - O número de assassinatos de homossexuais quase que triplicou em cinco anos no Brasil e passou de 122 casos em 2007 para 336 em 2012, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira pela associação Grupo Gay da Bahia (GGB), que usa dados da Polícia.

O relatório mostrou que os homicídios de homossexuais aumentaram paulatinamente e, no último ano, cresceram 26% no país.

São Paulo foi o estado onde mais assassinatos foram registrados, 45, enquanto a taxa de homicídios mais alta correspondeu a Alagoas, onde foram registradas 18 mortes, o que representa 5,6 mortos por cada milhão de habitantes.

Além das 336 mortes no Brasil, o relatório acrescenta o assassinato de duas brasileiras na Itália que, previamente, "tinham sido expulsas" de seu país por homofobia, segundo disse à Agência Efe o responsável do relatório, o antropólogo Luiz Mott, fundador do GGB, a maior e mais antiga associação deste grupo no Brasil.

Entre todos esses homicídios, 188 eram homens homossexuais, dois bissexuais, 19 lésbicas, 128 travestis e também se incluiu o caso de um jovem heterossexual que foi assassinado por um grupo de radicais que o confundiu com um gay.


Mott atribuiu o aumento de assassinatos ao aumento generalizado da violência no país, à impunidade dos crimes, à falta de políticas públicas para proteger os grupos mais vulneráveis e à "maior visibilidade" dos homossexuais, que a cada ano organizam mais desfiles e "saem mais do armário".

"O Brasil é um país extremamente contraditório no tratamento aos gays. Tem um lado rosa, com a maior parada gay do mundo, com três milhões de pessoas em São Paulo, a maior associação LGBT ibero-americana e muita visibilidade em ruas, mas tem um lado vermelho sangue. É o campeão mundial de assassinatos", afirmou.

Segundo o antropólogo, em 70% dos casos publicados no relatório, a Polícia não identificou os assassinos, que ficaram impunes.

Os gays brasileiros também enfrentam o problema da "homofobia governamental", segundo Mott, que se plasma em que a Polícia e os juízes "veem os gays como réus, não como vítimas" e também nas decisões dos poderes públicos.

Mott disse que a presidente Dilma Rousseff contribuiu para "radicalizar" o problema, ao vetar em maio do ano passado a distribuição nas escolas de material que trata sobre a homossexualidade e o combate à homofobia, o que gerou protestos de grupos religiosos.

O antropólogo também pediu que a governante pressione seus aliados no Congresso para que seja aprovado um projeto de lei que pretende equiparar a homofobia ao delito de racismo, que está bloqueado há anos pela pressão da influente bancada evangélica. 

Últimas Notícias

Ver mais
Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha
Brasil

Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha

Há 15 horas

Na Vult, venda de batom ajuda no tratamento de vítimas de violência doméstica
ESG

Na Vult, venda de batom ajuda no tratamento de vítimas de violência doméstica

Há um dia

Número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo bate recorde e cresce 19,8% no Brasil, mostra IBGE
Brasil

Número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo bate recorde e cresce 19,8% no Brasil, mostra IBGE

Há 2 dias

Tailândia avança lei que permite casamento homoafetivo
Mundo

Tailândia avança lei que permite casamento homoafetivo

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais