Além de Biden e Zelensky, Lula terá mais sete encontros bilaterais em NY; veja agenda
Lula chegou na cidade americana no sábado e participou de reunião com empresários e encontros bilaterais com Suíça e Reino Unido
Modo escuro
Lula: petista vai encontrar com Joe Biden (Andressa Anholete/Getty Images)

Publicado em 18 de setembro de 2023 às, 16h55.
Última atualização em 18 de setembro de 2023 às, 18h01.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá nove encontros bilaterais durante a sua participação da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos. O governo divulgou a agenda do petista para os próximos dias nesta segunda-feira.
Lula chegou na cidade americana no sábado e já participou de reunião com empresários e encontros bilaterais com Suíça e Reino Unido. Além dos encontros já confirmados com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o brasileiro também vai se reunir com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz e com o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.
Reuniões com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, e com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, também estão na agenda. Segundo o Itamaraty, Lula teria recebido mais de 60 pedidos de encontros.
Sete ministros brasileiros, além do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, também estão em Nova York para participar de encontros e eventos relacionados à agenda da Assembleia Geral. Outros cinco ministros e representantes de ministérios, que não fazem parte da delegação oficial, também estão nos Estados Unidos cumprindo agendas oficiais.
Esta será a oitava vez que o petista abrirá uma Assembleia Geral da ONU. Ao longo de seus dois mandatos anteriores, ele participou do evento todos os anos entre 2003 e 2009. Em 2010, foi representado pelo então ministro das Relações Exteriores e atual assessor especial da Presidência, Celso Amorim.
Agenda de Lula na terça-feira
- 8h40 - secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres
- 15h - presidente da República da Áustria, Alexander Van der Bellen
- 16h - primeiro-ministro da República Federal da Alemanha, Olaf Scholz
- 17h15 - primeiro-ministro do Reino da Noruega, Jonas Gahr Store
- 18h - presidente do Estado da Palestina e da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas
Agenda de Lula na quarta-feira
- 13h - presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden
- 16h - presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
- 17h - diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus
- 18h - presidente da República do Paraguai, Santiago Peña
Créditos

André Martins
Repórter de Brasil e MundoFormado na Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo mercado financeiro, está na Exame desde 2020. Apresentador do Exame Agora.Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Huawei no Brasil: evolução na velocidade 5G
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais