Brasil

Agenda de Janja na Rússia antes da chegada de Lula incluirá Teatro Bolshoi e visita a universidade

Primeira-dama viajou para Moscou nesta sexta-feira; Lula irá para o país no próximo dia 8

A primeira-dama Janja Lula da Silva irá cumprir uma série de agendas na Rússia a partir deste domingo (Leandro Fonseca/Exame)

A primeira-dama Janja Lula da Silva irá cumprir uma série de agendas na Rússia a partir deste domingo (Leandro Fonseca/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de maio de 2025 às 11h52.

Parte da comitiva brasileira com destino à Rússia, além de acompanhar a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir do dia 8 de maio, a primeira-dama Janja Lula da Silva
irá cumprir uma série de agendas no país a partir deste domingo, 3. Dentre elas, Janja vai fazer uma visita ao Teatro Bolshoi e participará de um evento em uma universidade russa.

Lula viaja para a capital russa no dia 8 de maio para participar, ao lado de Vladimir Putin, da comemoração do Dia da Vitória (9 de maio), que marca os 80 anos da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra.

A primeira-dama vai focar sua agenda também na Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa proposta pelo presidente Lula durante o período em que o Brasil presidiu o G20. Antes da chegada de Lula, Janja terá encontros com a comunidade brasileira na Rússia, incluindo professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira.

Ela também vai participar de um evento na Universidade HSE sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

No período, a primeira-dama vai visitar locais de importância histórica e cultural para a Rússia, como o Teatro Bolshoi, o Kremlin de Moscou, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial. A fábrica foi fundada em 1744, sendo uma das mais antigas da Europa e a única empresa na Rússia produzindo produtos de porcelana artísticos.

Após convite do governo russo, Janja fará também uma visita à cidade de São Petesburgo, capital cultural da Rússia, onde vai se encontrar com professores russos e estudantes dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petesburgo. Ela também vai visitar o Teatro Mariinsky, uma das principais companhias de ballet da Rússia, onde irá assistir o ballet “Lago dos Cisnes”.

Visita de Lula à Rússia

A ida de Lula foi combinada entre ele e Putin durante uma conversa por telefone em janeiro deste ano. Na última segunda-feira, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, disse que o presidente brasileiro poderia aproveitar viagem a Moscou para ir a Kiev.

— A ideia principal também nesta reunião foi confirmar, da nossa parte, o convite do meu presidente Volodymyr Zelensky, do meu governo, mas também do povo ucraniano, ao presidente Lula e também pessoalmente ao vice-presidente Alckmin para aproveitar esta oportunidade histórica e visitar Kiev o mais breve possível — disse Melnyk a jornalistas após encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Acompanhe tudo sobre:Janja Lula da SilvaLuiz Inácio Lula da SilvaVladimir PutinRússia

Mais de Brasil

Moraes formaliza pedido de extradição de Zambelli da Itália para cumprimento de pena

Governo formaliza extinção do contrato de concessão da Rodovia do Aço com K-Infra por ineficiência

Trens, ônibus e aeroportos: Governo de SP lança nova Artesp para ampliar fiscalização de concessões

Lula perde para Bolsonaro e empata com outros 4 nomes da direita no 2º turno em 2026, diz Futura