Podcast: O que muda com as novas regras da Receita para criptoativos?

A explosão de criptoativos no Brasil tem gerado muitas dúvidas em relação a sua declaração no Imposto de Renda. Entenda as regras e saiba como declará-los

Com a queda na taxa de juros e a baixa rentabilidade da renda fixa, milhares de investidores brasileiros passaram a procurar outras modalidades para alocar seu capital a fim de obter melhores ganhos. Com isso, além da enorme procura pela bolsa de valores, investidores passaram a buscar também os criptoativos, para aumentar e, de certa forma, proteger seu capital das políticas econômicas adotadas nesse momento de crise.

Por mais que atualmente os criptoativos não sejam considerados como ativos mobiliários ou como moeda de fato, os investidores desse ecossistema precisam declará-los no Imposto de Renda. A declaração já era necessária desde 2017, contudo, a Receita Federal realizou algumas mudanças para o IR de 2021, criando campos específicos e, de certa forma, redobrando a atenção sobre esse tipo de ativo.

Então se você investe em criptoativos, é fundamental que entenda as particularidades desse tipo de ativo na sua declaração anual de imposto de renda, para que seu preenchimento seja feito da forma mais correta possível.

Na quarta edição do Panorama Regulatório, Nicholas Sacchi e Thamilla Talarico discutem cada um desses pontos e fazem provocações de questões que ainda não são contempladas nas novas diretrizes a fim de trazer o debate para as novas formas de obtenção de ganhos com criptoativos.

Ouça o podcast clicando no player abaixo, ou na sua plataforma de streaming preferida:

No curso Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da EXAME, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento. Confira.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.