Valorização do funcionário: 4 maneiras de apreciá-lo no trabalho remoto

O distanciamento físico não é motivo para que a equipe saia da mente do gestor. Veja como é possível demonstrar a apreciação pelos colaboradores de maneira eficiente mesmo em home office

No mundo corporativo, a primeira sexta-feira do mês, hoje, é dedicada ao Employee Appreciation Day ou Dia da Valorização do Funcionário. É uma data que, especialmente este ano, acredito que seja fundamental comemorar, afinal, nenhuma organização teria sido capaz de resistir às transformações dos últimos meses sem a paciência, adaptabilidade e dedicação de suas equipes, enquanto enfrentavam muitos desafios pessoais e profissionais.

Com isso em mente, pare um momento para pensar sobre a última vez em que você se dedicou a demonstrar o seu apreço pelo time. Com tantas mudanças bruscas na nossa forma de trabalhar, essa valorização é particularmente importante para aqueles colaboradores que estão trabalhando exclusivamente em home office ou no modelo de trabalho híbrido, sem o mesmo contato frequente de antes com a equipe e o gestor direto.  

Acredito que a valorização do funcionário contribui muito para a motivação de toda a equipe, inclusive com aumento do engajamento e de uma cultura mais positiva, além de reduzir os níveis de estresse. Porém, entendo que a gestão remota esteja permeada de muitos desafios. Às vezes, na correria do dia a dia, fica difícil dedicar tempo para avaliar quais são as melhores estratégias para provar aos colaboradores que o trabalho deles é significativo. 

Para auxiliar os líderes e as equipes de RH, destaco a seguir quatro sugestões de ações que podem ajudar a demonstrar o quanto a companhia aprecia o seu time de profissionais:

1) Eleja funcionários do mês

Defina metas específicas para os funcionários e, ao final de um mês (ou do trimestre, por exemplo), apresente à empresa aquele que teve o melhor desempenho, considerando a organização ou cada área, de acordo com a realidade do seu negócio. A ideia é criar uma competição saudável na busca por reconhecimento e altos níveis de excelência. Apenas tenha o cuidado de implementar um programa inclusivo que permita a participação de todos.

2) Dê presentes significativos

Se a realidade do seu negócio permitir a entrega de presentes, prefira escolher itens personalizados e significativos para demonstrar o cuidado da empresa na escolha da premiação. Podem ser flores, chocolate, vale-presente, livro, vouchers ou outro mimo que possa agregar algum bem-estar à vida ou à rotina do profissional. Esse gesto pode ser em datas comemorativas, celebrações pontuais ou apenas como uma forma de aliviar o estresse da rotina do grupo.

3) Incentive o desenvolvimento profissional

Em um mercado em constante mudança, os funcionários valorizam o desenvolvimento de habilidades e treinamentos para se manterem competitivos. Então, considere oferecer ao grupo sessões de treinamento on-line ou webinar personalizado de acordo com as necessidades e interesses da maioria. O desenvolvimento profissional tem o duplo benefício de recompensar os funcionários por um trabalho bem feito e ajudá-los a fortalecer as habilidades que podem beneficiar a organização. Ao mesmo tempo, também alivia a rotina do trabalho em casa.

4) Presenteie com tempo

Todos apreciam benefícios tangíveis, palpáveis e financeiros. Mas tem crescido muito a valorização do tempo, principalmente agora que temos economizado tanto com deslocamentos. Dessa forma, para atrair e reter os profissionais, considere rever os planos da sua empresa com relação à folga no dia do aniversário, compensação de horas ao longo do ano para aproveitar melhor os feriados prolongados, liquidação de banco de horas e licença-maternidade e paternidade, por exemplo.

O que fazer e o que não fazer ao valorizar um funcionário

Independentemente da forma que você escolha para demonstrar o seu apreço pela equipe, certifique-se de:

  • Elogiar com um discurso claro e bem direcionado. As pessoas apreciam saber não apenas que fizeram um bom trabalho, mas também em que momento agradaram mais e qual foi o impacto da ação.
  • Se for o caso, presentear com algo significativo, seja em formato de objeto ou experiência. Não dê qualquer coisa apenas para que o feito não passe em branco.
  • Adaptar seu elogio ao funcionário, entendendo, por exemplo, que alguns gostam de demonstrações públicas, enquanto outros são mais discretos.
  • Reconhecer uma vitória ou um esforço de maneira imediata, sem aguardar um momento especial para isso.
  • Fazer elogios sinceros, sem tons exagerados e sempre relacionados a uma tarefa ou realização específica.

Dia Internacional da Mulher: a sua próxima oportunidade para valorizar seu time

Na segunda-feira, dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Acredito que seja uma ótima oportunidade para celebrar as conquistas do time feminino da sua organização e relembrar tudo o que ainda precisa e pode ser feito. Afinal, noto um esforço cada vez maior das organizações mais maduras para que o tema diversidade, no sentido mais amplo da palavra, seja incorporado ao DNA das companhias.

Aqui na Robert Half Brasil, 59% do nosso quadro de colaboradores é composto por mulheres. Muitas, inclusive, ocupam com excelência cargos de liderança. Pelo terceiro ano consecutivo, nossa operação global foi selecionada para o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, devido ao nosso compromisso diário em promover a igualdade. Então, por experiência própria, recomendo aos líderes que confiem na capacidade, no conhecimento e no comprometimento dessa força de trabalho diversa.

Nesse sentido, invista em treinamentos, palestras e grupos de afinidade para que todos aprendam a lidar, respeitar e acolher as diferenças no local de trabalho. Aproveite para revisar as políticas de cargos e salários da organização, além de promover pesquisas de clima para entender como as diferenças estão sendo acolhidas na empresa.

Como o dia a dia dos profissionais se tornou mais exigente e complexo, é fundamental que todos se sintam, de alguma forma, valorizados pela dedicação diária. Você pode se surpreender com o quanto um simples agradecimento sincero, acompanhado por atitudes de zelo, podem beneficiar o seu negócio o ano todo.

Aqui neste Blog, você encontra outros artigos sobre carreira, gestão e mercado de trabalho. Também é possível ter mais informações sobre os temas na Central do Conhecimento do site da Robert Half.

*por Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half e autor do livro Para quem está na chuva…..e não quer se molhar.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.