Como ser um profissional de destaque

Ser relevante. Essa é única coisa que me vem à cabeça quando o assunto é se destacar no ambiente de trabalho. E não existe fórmula mágica para isso. Está muito relacionado à postura, aos resultados, à habilidade de aplicar a teoria, à capacidade de conectar e integrar pessoas e a ter uma visão estratégica. Em uma reunião, por exemplo, entrar mudo e sair calado é uma boa forma de fazer […] <div class="read-more"><a href="https://exame.com/rede-de-blogs/sua-carreira-sua-gestao/2015/04/24/como-ser-um-profissional-de-destaque/" class="more-link">Leia mais</a></div>

Ser relevante. Essa é única coisa que me vem à cabeça quando o assunto é se destacar no ambiente de trabalho. E não existe fórmula mágica para isso. Está muito relacionado à postura, aos resultados, à habilidade de aplicar a teoria, à capacidade de conectar e integrar pessoas e a ter uma visão estratégica.

Em uma reunião, por exemplo, entrar mudo e sair calado é uma boa forma de fazer as pessoas pensarem que você não deveria estar ali. Mas falar qualquer coisa para “contribuir” vai causar o mesmo efeito. Então, prepara-se com antecedência, sempre que possível, e não hesite em dar uma opinião. Ela pode ser o que todos estavam procurando.

Algumas pessoas confundem ser popular na empresa com ser um profissional de destaque. Ledo engano. Quem nunca ouviu pelos corredores “Fulano é muito legal, mas trabalhar com ele…?!” Não caia nessa armadilha. Ter um bom relacionamento interpessoal é parte importante para trilhar uma boa trajetória na companhia. Mas no final do dia, isso não vai adiantar se você não for capaz de entregar os resultados.

Ser relevante é ter algo para oferecer: conhecimento, capacidade analítica, rapidez de resposta – algo que faça as pessoas lembrarem do seu nome. Somente dessa forma você poderá, um dia, ser reconhecido como um profissional de destaque.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.