E-book grátis traz análise de “guru do século 21” sobre coronavírus

E-book é artigo do autor e professor Yuval Noah Harari, que prega a cooperação entre os povos diante da crise

Em tempos de pandemia de coronavírus, muita coisa acontece ao mesmo tempo. Problemas no setor de saúde, problemas na economia do País, negócios passando por dificuldades financeiras, pessoas perdendo o emprego, ansiedade e solidão dentro de casa. É normal, portanto, questionar os métodos de combate a essa crise sem precedentes nas últimas décadas: vale apelar para o individualismo ou ainda acreditar no poder do coletivo?

O professor israelense Yuval Noah Harari acredita que a solução ainda está no coletivo. Harari é autor do best-seller internacional “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, livro traduzido para mais de 45 idiomas. Seus outros livros, “Homo Deus: Uma breve história do amanhã”, e “21 Lições para o século 21”.

O professor ficou famoso ao misturar no ensaio científico as áreas de História, Antropologia, Biologia e outras ciências para traçar um panorama contundente sobre passado e futuro da humanidade. Pela extrema popularidade de seu trabalho, Yuval acabou ganhando uma alcunha que ele, provavelmente, desaprova: “guru do século 21” – ou dos anos 20.

A editora Companhia das Letras acaba de disponibilizar um e-book gratuito de Harari, com uma reflexão importante em tempos de coronavírus. “Na Batalha Contra o Coronavírus, Faltam Líderes à Humanidade”.

Harari faz uma defesa da cooperação entre os povos e nações no combate à atual pandemia e a outros males. O historiador aponta que muitos já se precipitaram ao culpar a globalização e o mundo conectado pela pandemia, dizendo que agora é preciso se “desglobalizar”. Para ele, isso seria um erro.

O isolamento momentâneo é essencial para evitar a aceleração da curva de contaminação, mas em longo prazo o isolamento total de nações seria desastroso para a economia mundial. Para ele, o segredo é mais cooperação entre os povos na luta contra males, não a segregação.

O livro é bem curto, com apenas 26 páginas. É um artigo, na verdade, que Harari publicou na revista americana Time e a Companhia das Letras correu para traduzir e disponibilizar aos brasileiros.

Gratuito, dá para baixar o arquivo nos sites da Amazon Brasil, da Apple Books, do Google Play e do Kobo. Depois, só ler direto no computador, no smartphone ou no em um e-reader, como Kindle.

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade", de Yuval Harari Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade”, de Yuval Harari

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade”, de Yuval Harari (Companhia das Letras/Divulgação)

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.