Contrato de impacto social: mais um aliado contra a covid-19

Banco Africano de Desenvolvimento arrecadou 3 bilhões de dólares em social bond para o combate ao coronavírus, maior transação realizada desse tipo

Contrato de impacto social, ou Social Impact Bond (SIB) em inglês, descreve uma modalidade de contratos, geralmente entre setores público e privado, com remuneração atrelada ao atingimento de determinada meta social.

Investidores ligados a este segmento procuram mais do que retorno financeiro, pois estão interessados também em geração de impacto social. Um exemplo brasileiro desta modalidade você encontra aqui.

Recentemente a história dos contratos de impacto social ganhou mais um capítulo ao ingressar na luta contra o novo coronavírus. Em março, o Banco Africano de Desenvolvimento (AAA) lançou o “Fight COVID-19” Social Bond, arrecadando US$ 3 bilhões, no que seria, segundo o AAA, a maior transação de contratos desta natureza até então.

A jornalista Nyshka Chandran cita o contrato de impacto social como um grande aliado no momento atual. Ela ressalta que os estímulos fiscais e monetários podem ser insuficientes contra o novo coronavírus. E o mercado de capitais, por meio do SIB, é um parceiro e tanto nesta batalha.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.