Clubes europeus investem em produtos licenciados no mercado brasileiro

Na briga pelo título da Champions League, gigantes da Europa aproveitam parcerias para comercializar diversos produtos e conquistar torcedores no país

Na busca por um dos títulos mais cobiçados do futebol mundial, oito equipes se enfrentam pelas quartas de final da Champions League. Dentro de campo, os clubes procuram o melhor caminho para sair com a vitória. Fora das quatro linhas, trabalham incansavelmente o marketing e enxergam o mercado brasileiro com diversas oportunidades para consolidação de suas marcas. Não só a venda de camisas oficiais, mas diversos outros produtos licenciados podem ser encontrados em lojas por todo o país.

No duelo entre Bayern de Munique e Paris Saint Germain, com vitória francesa do primeiro jogo disutado na Alemanha, é possível citar um caso da inserção destas equipes por aqui. Pelo lado francês, com a grande quantidade de atletas latinos atuando por lá, a equipe promoveu uma ação ousada, lançou um programa para sócios-torcedores no Brasil, o ‘’MyParis Brasil’’ aproximava os fãs do clube, contava com um clube de vantagens e sorteios personalizados.

Já o Bayern investiu na participação esportiva e social. Além de participar da Legends Cup, promoveu uma sessão de treinamento em uma comunidade carente na zona oeste de São Paulo, o evento contou com diversos atletas que marcaram época no clube alemão. Pelo lado do marketing, o especialista Marcelo Palaia avalia de forma positiva o uso de personagens históricos da equipe.

“Acredito que todas as ações que envolvem celebridades do esporte atingem um alcance maior e marcam o consumidor. A conexão com os ídolos pode causar um grande impacto no mercado nacional. A estratégia é perfeita para o negócio, os clubes estão no caminho certo para expandirem as marcas por aqui e criarem uma rede de torcedores que possam consumir produtos licenciados’’, afirma o professor.’

Em outro duelo Manchester City e Borussia Dortmund lutam por uma vaga entre as quatro melhores equipes da competição. Pelo segundo ano seguido, o clube inglês promoveu a venda chocolates no mercado nacional. Em uma parceria, foram comercializados ovos de chocolate temáticos, acompanhados de uma bola oficial de brinde. A Juventus/ITA também participou da iniciativa.

Já eliminado do torneio, o Barcelona é uma das instituições mais presentes no mercado de produtos licenciados brasileiro. Por meio de seus patrocinadores, o clube espanhol busca globalizar sua marca por aqui com ações. Recentemente, a Gatorade anunciou uma promoção em seus produtos, com códigos de barra selecionados com diversos prêmios, desde camisas do clube até uma viagem para conhecer as instalações de treinamento. Em outra ativação, a Centauro lançou uma linha de produtos licenciados do Barcelona no Brasil.

Os resultados dentro de campo influenciam o planejamento de vendas, mas os clubes cada vez mais concentram suas armas nas imagens de atletas, que se tornam ‘marcas’ conectadas com a instituição. As mídias sociais dos jogadores acabam se tornando aliados dos times nesta etapa.

“De uns anos pra cá, as redes sociais de grandes jogadores se tornaram uma fonte de captação muito rentável para os clubes. Não só na venda de camisas, mas com a exposição da imagem em regiões estratégicas. A qualidade dentro de campo é fundamental, mas já vimos jogadores que foram contratados para que as equipes pudessem expandir e se conectar com uma cultura diferente. Alguns atletas possuem a capacidade de mobilizar milhares de fãs do esporte, os times usam desse ativo para criar uma gama ainda maior e rentabilizar produtos e serviços”, acrescenta Renê Salviano, experiente na área de negócios esportivos e ex-diretor comercial do Cruzeiro.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.