O importante é participar, e não vencer!

Livro celebra Gumball 3000, o rali das…celebridades

Gumball 3000 é uma verdadeira festa sobre rodas. Desde 1999, endinheirados a bordo de seus carrões se reúnem para participar de uma espécie de — na falta de uma denominação mais precisa — rali, mas a prova está mais para um desfile de celebridades em vias públicas, sem que ninguém tenha a pretensão de garantir um lugar no pódio.

A regra é clara: basta sair e chegar às cidades programadas — nem que para isso seja preciso, em determinado momento, parar, pegar um avião e recomeçar em um outro trecho da, vá lá, “corrida”. Entre uma pausa e outra, visitas a casas noturnas badaladas, festas glamurosas e muita diversão, já que o piloto não é uma máquina, ninguém é de ferro.

Sim, todos estão ali para festejar. O quê? A vida, oras! E olha que a lista dos lugares e das pessoas impressiona. A trip, que percorre quase cinco mil quilômetros em cada edição, já passou por países da Europa, Ásia e América do Norte — atenção, organização, América do Sul aguarda sua visita…Por onde esteve, o Gumball 3000 arrancou sorrisos de personalidades como Kate Moss, Snoop Dogg e, claro, Lewis Hamilton.

Porsche 918 no Death Valley Porsche 918 no Death Valley

Porsche 918 no Death Valley (skar Bakke/Divulgação)

Lewis Hamilton Lewis Hamilton

Lewis Hamilton (Oskar Bakke/Divulgação)

Batman em Londres Batman em Londres

Batman em Londres (Oskar Bakke/Divulgação)

The Sheikhs The Sheikhs

The Sheikhs (Hugo Pettit/Divulgação)

Não há um roteiro fixo. Cada ano tem sua programação. Quando começou, os cinquenta pilotos ficaram passeando por cidades da Europa, durante seis dias, comendo e bebendo do melhor, mostrando os dentes para os cliques dos telefones celulares, dando piscadelas para os nativos. Em 2000, os participantes foram até Londres, de onde saíram aviões cargueiros para levar seus carros para Bilbao, na Espanha. E por aí foi, a cada ano, fazendo história.

Gumball 3000 - 20 Years on the Road Gumball 3000 – 20 Years on the Road

Gumball 3000 – 20 Years on the Road (teNeues/Divulgação)

Se quiser saber um pouco mais sobre o evento, acesse aqui. Já adianto que a taxa para participar está beirando os 400 mil reais — consumo, hospedagem e combustível à parte. Mas se a intenção for só se impressionar com as imagens, vale a pena comprar o livro Gumball 3000 (aqui)lançado em 2019, quando a “Corrida Maluca” completou a 20 anos, produzido com base na edição de 2018, que foi de Londres a Tóquio. A versão mais luxuosa da obra custa cerca R$ 1.700,00, a depender do câmbio. À altura das cifras que envolvem o Gumball 3000, portanto.


Chico Barbosa é jornalista, escritor e editor da CBNEWS

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.