O que você precisa para ter um bom relacionamento com os clientes?

Não se trata de tarefa simples, porém, é necessária para qualquer empresa

Na hora de vender qualquer coisa, uma das principais regras que você tem que ter em mente é bem simples: trate bem o seu cliente. Conheça-o para que você possa entregar valor para ele – e com isso, fazê-lo retornar. Clientes satisfeitos são seu melhor marketing e a maneira mais fácil de você aumentar seu lucro.

Clientes que retornam podem DOBRAR os seus ganhos. Ele é o seu verdadeiro chefe, quem você deve ter na mente o tempo todo – Somos Todos Vendedores. Como diria Sam Walton: o cliente pode demitir quem ele quiser, basta ir consumir em outro lugar.

É impressionante o que o poder do relacionamento pode fazer com sua empresa. Não é uma coisa simples, porém, é necessário desenvolver isso para sua empresa. Abaixo eu listei algumas habilidades que você precisa DOMINAR para conseguir se comunicar com eficácia e gerar o relacionamento necessário.

  • Paciência

Muitos clientes vão levar sua paciência para à beira do precipício, por diversos motivos distintos: existe aquele cliente grosso, irritante, aquele que não entende o que está acontecendo, o que não consegue admitir que está errado…

Sendo paciente com seus clientes você será capaz de entender melhor os problemas e resolvê-los. Quando eles vierem até você frustrado, certifique-se de examinar a situação antes de estourar. Com o tempo, eles vão confiar em você e serão cada vez mais fáceis de lidar.

  • Atenção

Seja bom ou ruim, esteja atento ao que seus clientes estão dizendo, eles querem ser ouvidos, entendidos. Especialmente, quando você está procurando inovar em seu segmento, preste atenção às interações individuais dos clientes para aprender o que eles realmente querem. Fique atento aos comentários e comentários que você recebe em geral, ouça o feedback e consiga seguir na direção que eles querem.

  • Saber o que está prometendo

O cliente que é enganado não volta e ainda apresenta suas impressões negativas para seus conhecidos. Vira um problema. É importante que você seja assertivo nas suas promessas, resolvendo os problemas dos clientes sem prometer demais. Se você errar na mão durante as promessas, vai gerar frustração atrás de frustração – seja objetivo, saiba o que está ofertando e busque o que melhor se encaixa na dor do cliente. Seja leal ao cliente, ao invés de tentar fazer uma venda mais cara, isso se paga no futuro.

  • Habilidades claras de comunicação

A falta de comunicação pode acabar perdendo uma venda. Certifique-se de que está usando as palavras certas na hora certa. Mais importante, deixar seus clientes confortáveis sendo abertos e honestos com você. Tente encontrar o equilíbrio entre profissionalismo e ser amigável com seus clientes, o que pode ser um fator determinante para que a relação floresça.

  • Seja positivo

As palavras e os seus gestos possuem poder na hora de criar um longo relacionamento com seus clientes. É importante mostrar um rosto positivo para seus clientes, falar palavras positivas, sorrir. Seja aquele que tira o estresse de seus clientes, que resolve os problemas. Ao usar seus serviços ou fazer negócios com você, seus padrões de conversação podem ir longe para criar clientes felizes. Esteja no mindset correto.

  • Habilidades de gerenciamento de tempo

Fazer as coisas em menos tempo ajudará seu cliente imensamente. O tempo é definitivamente valioso. Como você quantifica seu tempo é uma ótima habilidade de relacionamento com o cliente que calculará seu gerenciamento de relacionamento simples. Quanto mais tempo você passar com seus clientes, você saberá o que os clientes querem de forma eficiente, e quanto mais rápido resolver seus problemas, melhor será a impressão causada.

  • Capacidade de engajamento

Um último ponto que você precisa ficar de olho é na sua capacidade de engajar e reengajar o cliente conforme necessidade. Não o deixe esquece de você! Sempre que possível, mande uma mensagem, seja um “feliz aniversário” de WhatsApp ou algo relacionado a um produto que ele deva querer.

Chave do sucesso

Cedo ou tarde, o sucesso se resume a entender seus clientes. Então, esteja sempre em busca de melhorar seus relacionamentos com clientes, outra pessoa vai acabar ganhando esse cliente um dia e realizar todas as vendas que VOCÊ deveria estar fazendo. Como você está construindo relacionamentos fortes com seu cliente? Eu adoraria saber suas ideias e estratégias. Me segue no instagram no @alfredosoares e me fala!

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.