- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Santa Catarina fecha acordo para usar blockchain em contratações públicas
Governo de Santa Catarina fecha acordo para usar blockchain em órgãos públicos e ajudar a garantir lisura e transparência de licitações e outras contratações
Modo escuro
(Blackdovfx/Getty Images)
Publicado em 12 de julho de 2021 às, 18h00.
Última atualização em 12 de julho de 2021 às, 18h00.
O governo do estado de Santa Catarina acaba de fechar um acordo para usar a tecnologia blockchain em órgãos públicos, mais precisamente para ajudar o setor público a garantir lisura e transparência em processos de contratação.
Publicação no Diário Oficial do Estado no último dia 9 de Julho cita o acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Administração, por intermédio da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos, e a Rutgers University, por intermédio da Rutgers Accounting Research Center and Continuous Auditing & Reporting Lab.
Segundo o documento, o objetivo é firmar "mútua cooperação para o compartilhamento e intercâmbio de informações, metodologias, ferramentas e conhecimento técnico, com a finalidade de viabilizar projetos e ações voltadas ao aprimoramento nas contratações públicas no âmbito do Estado de Santa Catarina”.
O texto diz ainda que “o acordo de cooperação envolve as atividades relacionadas à implantação de modelo para melhoria da eficiência e confiabilidade das contratações públicas estaduais por meio de tecnologia blockchain”.
O contrato prevê vigência de 12 meses a partir da data da assinatura. Quem assina a publicação no Diário Oficial é Jorge Eduardo Tasca, Secretário de Estado da Administração, e Miklos A. Vasarhelyi, coordenador do CARLab /RUTGERS.
Não é de hoje que o estado catarinense demonstra interesse por blockchain. No final do ano passado, o Tribunal de Contas de Santa Catarina se tornou a primeira instituição a utilizar solução em blockchain para consultar CNPJs no Brasil, quando anunciou a contratação do Dataprev para realizar a integração do TCE/SC com o bCNPJ, solução em blockchain da Receita Federal que permite a consulta da base de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Brasil.
por Cointelegraph Brasil
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027
Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro
“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.