Exportação de frango bate recorde histórico

Maior demanda internacional por carne de frango, em meio a cenário inflacionário, e fortalecimento da posição do Brasil em mercados asiáticos levam as vendas a patamares inéditos
Exportações de frango batem recorde (Rodolfo Buhrer/Reuters)
Exportações de frango batem recorde (Rodolfo Buhrer/Reuters)
Carla Aranha
Carla Aranha

Publicado em 14/06/2022 às 16:41.

Última atualização em 14/06/2022 às 16:42.

Pela primeira vez na história, as exportações de frango chegaram a 904,6 milhões de dólares, valor registrado em maio, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A receita supera em 37,8% o total de vendas do mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a maio, o faturamento com os embarques de aves chegou a 3,7 bilhões de dólares, 33,6% a mais do que o nos cinco primeiros meses de 2021.

“O quadro inflacionário global e a forte demanda por carne de frango no mercado internacional fortaleceram os preços em patamares superiores a 2 mil dólares por tonelada", diz Ricardo Santin, presidente da ABPA. "Além disso, o Brasil tem reforçado sua posição em mercados históricos, como os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita".

Entre os principais destinos das exportações brasileiras, a China, que importou 50,2 mil toneladas de frango em maio, continua liderando o ranking,  seguida por Emirados Árabes Unidos, com 44,8 mil toneladas, Japão, com 33,1 mil toneladas e União Europeia, com 26,3 mil toneladas.

Há ainda outros destaques. "As Filipinas atingiram o seu maior volume de compras de produtos brasileiros, e a Coreia do Sul vem mostrando boas perspectivas. Nos próximos meses, também devem crescer as compras do mercado mexicano", diz Luis Rua, diretor de mercados da ABPA.

LEIA MAIS:

Notícias exclusivas de agro e o que movimenta o mercado

Você já conhece a newsletter semanal EXAME Agro? Você assina e recebe na sua caixa de e-mail as principais notícias sobre o agronegócio, assim como reportagens especiais sobre os desafios do setor e histórias dos empreendedores que fazem a diferença no campo.

Toda sexta-feira, você também tem acesso a notícias exclusivas, o que move o mercado e artigos de especialistas