Agências

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão juntas após a invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado

Erdogan disse que a atitude da Turquia em relação à adesão não era "positiva" (Murad Sezer/Getty Images)

Erdogan disse que a atitude da Turquia em relação à adesão não era "positiva" (Murad Sezer/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 14 de junho de 2023 às 17h00.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não deve apostar que seu país aprovará o pedido da Suécia para ingressar na aliança militar antes da cúpula de julho. Erdogan diz que a nação nórdica não abordou totalmente suas preocupações de segurança. A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão juntas após a invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado.

A Finlândia tornou-se o 31º membro da Otan em abril, depois que o Parlamento turco ratificou seu pedido, mas a Turquia adiou a aprovação da proposta da Suécia.

Otan

A Otan quer aprovar a entrada da Suécia na cúpula marcada para 11 e 12 de julho, que acontecerá na capital da Lituânia. Falando a jornalistas no retorno de uma visita ao Azerbaijão, Erdogan disse que a atitude da Turquia em relação à adesão não era "positiva".

O governo da Turquia acusa a Suécia de ser muito indulgente com grupos que Ancara diz representar uma ameaça à segurança, incluindo grupos militantes curdos e pessoas associadas a uma tentativa de golpe de Estado em 2016.

Nesta quarta-feira, autoridades da Otan, Suécia, Finlândia e Turquia se reuniram em Ancara para discutir o que a Finlândia e a Suécia fizeram para lidar com as preocupações da Turquia sobre supostas organizações terroristas. Erdogan disse que a delegação turca na reunião "dará esta mensagem: 'Esta é a opinião do nosso presidente, não espere nada diferente em Vilna [capital da Lituânia].'

Acompanhe tudo sobre:Tayyip ErdoganOtanSuéciaFinlândiaUcrâniaRússia

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame