EXAME oferece webinar gratuito — O mercado de trabalho em ciência de dados

Webinar com o head da Exame Academy, André Portilho, e Rychard Guedes, da Let’s Code, ajudará a entender o que é a ciência de dados

Estamos constantemente produzindo dados — até nossos aparelhos de cozinha estão conectados à internet, compartilhando e armazenando montanhas de dados. Isso para não mencionar os dados que circulam nos aplicativos dos celulares e que alimentamos com novas informações todos os dias.

“Atualmente, ao longo de um dia normal, são criados cerca de 4 petabytes de informações no Facebook; 65 bilhões de mensagens são enviadas via WhatsApp; 6 bilhões de pesquisas são realizadas no Google. Em 2025, é esperado que mais de 460 exabytes sejam criados todos os dias”, diz Rychard Guedes, professor da Let’s Code, especialista em ciência de dados pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e engenheiro eletricista pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

O volume de dados gerado no mundo vem aumentando tanto que novas profissões surgiram para acompanhar a necessidade de estudá-los, bem como suas possíveis aplicações. Em um levantamento realizado em janeiro deste ano, chamado “Profissões emergentes”, o LinkedIn listou os 15 cargos com futuro mais promissor e nove estavam ligados à área de tecnologia da informação. Cientista de dados entre eles: o crescimento médio previsto da profissão para 2020 é de 78%.

“Se você acompanhou as movimentações do mercado nos últimos anos, com certeza já deparou com esse termo, e posso garantir que não foi à toa. Os ganhos que um cientista de dados pode trazer para as empresas são gigantescos, especialmente se a empresa estiver disposta a ‘pensar com dados’. Hoje, os negócios precisam cada vez mais de alguém capaz de fazer a curadoria e a análise de seus dados”, complementa Guedes.

É com o objetivo de clarificar os conceitos e as aplicações da ciência de dados — e mostrar as oportunidades que se apresentam para os profissionais com essa especialização no mercado de trabalho — que a Exame Academy convidou Rychard Guedes para debater o assunto, num webinar gratuito, no dia 13 de julho.

“Nosso objetivo é oferecer, por meio da Exame Academy, um conteúdo relevante para a vida profissional das pessoas. Recentemente, a revista The Economist destacou que os dados são o ‘novo petróleo’. As empresas que não tiverem seu modelo de negócios baseado em dados vão morrer. Com isso a demanda por profissionais que entendam desse assunto vai aumentar exponencialmente”, complementou Portilho.

O Webinar – O mercado de trabalho em ciência de dados acontecerá no próximo dia 13 de julho, às 18h, e a inscrição, gratuita, pode ser feita aqui.

Lets Code - Webinar - Ciência de Dados e o Futuro do Trabalho

 (/)

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.